Pesquisa - LAEM
"Cuidar da saúde de alguém é mais que construir um objeto e intervir sobre ele. Para cuidar há que se considerar e construir projetos." (DALTRO, 2013)
PEPE
Programa de Estudo do Excesso de Peso - EBMSP - FAPESB
O PEPE está vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O ambulatório de obesidade funciona semanalmente, às segundas-feiras, coordenado por uma médica endocrinologista. Seu funcionamento caracteriza-se pela atuação multiprofissional. Nele, trabalham conjuntamente profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição, odontologia e medicina. São docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da instituição. Abaixo se apresenta o fluxo de acompanhamento definido para orientação do paciente:

ANTROPOMETRIA E DM TIPO 2
"O diabetes se associa ao sedentarismo e à manifestação de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares. A obesidade e o sobrepeso têm sido apontados como fatores que favorecem a manifestação do diabetes do tipo 2. A relação entre diabetes do tipo 2 e obesidade tem sido atribuída ao aumento da resistência insulínica em indivíduos com grandes depósitos de gordura, principalmente na região central. Sabese que a circunferência da cintura é o parâmetro antropométrico mais adequado para avaliar o acúmulo de gordura na região central." (GERALDO, 2008)

Onde tudo acontece...

ADAB - AMBULATÓRIO DOCENTE - ASSISTENCIAL DA BAHIANA
Desde 1980, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana destaca-se pelo compromisso com a qualidade de vida, iniciativa que é fruto da tradição e do pioneirismo da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em promover, através do conhecimento acadêmico, muito mais saúde e bem-estar para todos.
As unidades de assistência multiprofissional e odontológica estão localizadas, respectivamente, nos bairros de Brotas e Cabula e funcionam nas modernas unidades acadêmicas da Bahiana, tendo à disposição o que há de melhor em estrutura tecnológica, qualificação profissional e conforto para atender aos seus pacientes.
Além de prestar atendimento particular e através de uma vasta rede de convênios, o ADAB mantém importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e com o Sistema Único de Saúde, o que lhe permite disponibilizar, por meio da participação em iniciativas como o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários (PACS), atendimentos gratuitos em mais de 20 especialidades e procedimentos clínicos. Isso sem mencionar os projetos institucionais, onde os próprios alunos da instituição, monitorados por professores e demais profissionais da área, atuam e se encarregam de levar informação e saúde a diversos bairros de Salvador e RMS. Leia mais.